quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Chegada de Pe. Manoel Albuquerque a Santarém – 1936

Santarém, esta terrinha tradicional e hospitaleira, este coração grande que a todos acolhe, com carinho sente-se hoje rejubilada em ver no seu seio, o seu filho exemplar e reconhecido, Pe. Manoel Albuquerque, este jovem religioso que renunciando os prazeres fictícios deste mundo, entregou-se de corpo e alma ao serviço de Deus, este jovem que aqui viveu a sua infância e recebeu as primeiras luzes de instrução e que mais tarde lá fora, no lindo e maravilhoso Portugal, onde Deus lhe quis conceder a graça inefável de sua Ordenação, pelo seu capricho, pela sua inteligência e mais ainda, pela vida sacrossanta que escolheu, conquistou as maiores simpatias e soube sempre com galhardia honrar a terra que lhe serviu de berço.

Aqui chegando celebrou a sua primeira Missa solene na principal Igreja de sua terra, que como sabemos, foi um espetáculo grandioso e comovente que ficará eternamente gravado em todos os corações católicos que tiveram a felicidade de assisti-la. “O MARIANO” de quem o Neo-Sacerdote é colaborador e amigo dedicado, sente-se feliz por todos esses acontecimentos e pede a Jesus Cristo que fortifique cada vez mais a sua ardente fé e o seu triunfo”.


NOTA: Texto publicado originalmente no jornal O Mariano de 25 de fevereiro de 1936. O blog informa que, na verdade, Padre Manoel Rebouças Albuquerque nasceu em Eirunepê, no Estado do Amazonas, logo vindo morar e passar sua infância em Santarém, de onde seguiu para seus estudos formativos em Portugal, onde aconteceu sua ordenação presbiteral.

4 comentários:

  1. Tive a satisfação de conviver com Pe. Manuel e com a família de seu irmão José, que pela proximidade e amizade familiar os chamava de tios (tio José e tia Darinha)

    ResponderExcluir
  2. Sou sobrinha de Padre Manuel.Na verdade me trouxe para o Rio e me internou num colégio de freiras.E sempre me dava toda assistência,pois meu pai foi assassinado em Alenquer e ele se encarregou de ajudar minha família nós pondo nós melhores colégios de Santarém,Belém e depois Rio.Sinto muitas saudades dele.Que Deus o tenha no Reino da Glória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elza, Meu nome é José Wagner Leão. Conheci o Padre Manuel nos anos 50 no seminário dos padres paulinos onde ele se hospedou mais de uma vez estando em São Paulo. Então, já poeta consagrado, eu adolescente de 14 ou 15 anos, era encantado com os seus poemas sobre Nossa Senhora, que nós decorávamos como exercício de aula de Português. Dois de modo especial: PROVA INFALÍVEL e MINHA NOSSA SENHORA. Deste último minha memória apagou 4 versos que tento resgatar. Eis o que me ficou:
      Minha Nossa Senhora! o povo exclama.
      E essa frase, acoimada de incorreta,
      Exprime da maneira mais completa
      Teu prestígio sem par que o mundo aclama.

      És minha, sim; minhalma é que te chama
      Para aplacar-lhe a agitação secreta.
      Mas és nossa também, pois justa é reta,
      Sobre todos teu brilho se derrama.

      ...
      No mal de todos nós, senhora nossa;
      Neste sofrer só meu, senhora minha

      Será que você consegue completar? Desde já agradeço. José Wagner Leão jwleao@ibest.com.br

      Excluir
  3. Boa noite,ja quase bom dia.Sr.José Wagner Leão.Eu tinha alguns livros dele dedicados a mim,mas infelizmente perdi todos eles em mudanças.Mas pesquisando achei algumas.A que eu mais queria era:"Prova infalível",linda,linda.Vou lhe enviar por e-mail.

    ResponderExcluir