domingo, 28 de fevereiro de 2016

Artigo: A Praça do Congresso

Por: Beatriz de Lalor Imbiriba

Nestas duas últimas semanas muitas tem sido as controvérsias em torno do boato que iriam transformar a praça do Congresso, de grandes recordações, em um posto de gasolina e de lavagem de carros. Confesso que não acredito, e estou disso certa, porque nenhuma pessoa de bom senso seria capaz de tamanho atentado contra o embelezamento da cidade e os interesses da população.

Num clima como o nosso, Santarém ressente-se de ruas arborizadas, de logradouros públicos ajardinados, plantados, que seriam verdadeiros oásis deste deserto que vivemos. Temos apenas uma praça convenientemente arranjada, onde as crianças podem respirar ar mais puro e dar expansão a sua garrulice. E essa praça, foi justamente obra do atual prefeito que mostrou muito bom gosto e noção do que é próprio e conveniente à população.
Ora, não seria esse mesmo gestor que depois de tantas demonstrações de sua capacidade para administrar uma cidade da envergadura de Santarém, na última hora deixasse uma péssima impressão que seria capaz até de abalar o seu forte e tão decantado prestigio pessoal e politico.
Além do mais, levo a minha convicção de que isso não passa de boato falso ou de brincadeira de mau gosto (e para brincadeira tem hora), porque várias vezes ouvi do Sr. Prefeito que iria transformar esta praça num belo e aprazível logradouro, e, naturalmente, com algum marco que perpetuasse  a lembrança do primeiro Congresso Eucarístico realizado no Baixo-Amazonas.
Isto posto, penso que devemos ficar tranquilos, não só os que moramos na praça do Congresso,  como toda a população da cidade e do interior, que bem gostará de encontrar um lugar para passear, quando aqui vier. Ademais, esta praça é a sala de visitas de Santarém, que não pode ser transformada em fundo de quintal.
Daria uma impressão desagradável para os que chegassem, e, sem duvida nenhuma, muito irritante e antipática para os que aqui vivem.
Fiquemos, pois, tranquilos e confiantes, porque palavra de prefeito não volta atrás”.

NOTA: Artigo publicado originalmente no Jornal de Santarém de 24 de setembro de 1966. A chamada “Praça do Congresso” é a Praça Rodrigues dos Santos, primeiro “Largo” da cidade, junto à qual foi fundada a Missão Jesuítica pelo Padre João Felipe Bettendorff. Como se vê, não é de hoje que os interesses econômicos vem querendo destruir a beleza da nossa história. Graças a Deus, algumas vozes se levantam no meio da multidão e ajudam a impedir a destruição total...


Um comentário:

  1. Dona beatriz, sempre interessada nas causas publicas, possuía um estilo muito direto e franco de expressar seu pensamento que refletia seu firme caráter e rígidas convicções. Muito obrigado Padre Canto.

    ResponderExcluir