quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Documentos sobre a venda de uma escrava em Óbidos – 1865

Ilmo. Sr. Tenente Francisco Rodrigues da Gama Bentes.
Por não me ser possível ir até a essa cidade de Óbidos, passo esta ordem para por ela vossa senhoria fazer-me o favor entregar o resto que justamente for do dinheiro da preta ou escrava Felicidade ao meu neto Francisco Xavier Baptista, o qual poderá por mim passar qualquer cautela que seja preciso para a dita recepção, e mesmo e que mais seja preciso a respeito tais negócios, e por não saber ler e nem escrever pedi ao meu filho Miguel que por mim passasse esta ordem e também assinasse. Fazenda São Gabriel, 16 de setembro de 1865.
A rogo de minha mãe, sra. Maria dos Santos Ferreira Baptista, Miguel Gabriel Batista.
Pertence o recebimento da ordem supra ao revmo. Sr. Padre mestre José Caetano de Almeida Tavares. Óbidos, 28 de setembro de 1865, Francisco Xavier Baptista.”.


RECIBO
Recebi do ilmo. Sr. Tenente Francisco Rodrigues da Gama Bentes a quantia de setenta e nove mil cento e vinte e três réis (79$123) resto de oitocentos e cinquenta mil réis (850$), preço por que vendeu a escrava Felicidade, de propriedade de D. Maria dos Santos Ferreira, segundo a procuração que passou ao dito sr. Bentes para efetuar a referida venda. Óbidos, 4 de outubro de 1865.
(Padre) José Caetano de Almeida Tavares.
Antônio José Fernandes dos Reis (como testemunha).
Declaro em tempo que nesta mesma data entreguei a Francisco Xavier Baptista a quantia de que consta o recibo supra. Óbidos, 4 de outubro de 1865. Pe. José Caetano”.


NOTA: Publicado no jornal Amazonas, Nº 76, de 1867.

Um comentário:

  1. Esses documentos são preciosidades pra mim, pois sou tataraneto de miguel Grabriel Baptista!!!

    ResponderExcluir