segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Homenagem a Dom Anselmo Pietrulla – 1948



Dia 08 de fevereiro, Sagração Episcopal de Dom Anselmo, OFM.
Na Bahia, sede do sr. Arcebispo Primaz do Brasil, recebe das mãos do próprio sr. Núncio Apostólico a Sagração Episcopal nosso Digníssimo Sr. Prelado Dom Anselmo. Toda a Prelazia se alegra com esta distinção, conferida a S. Exa. pelo Santo Padre Pio XII. Que Deus conceda a Dom Anselmo um feliz governo e muitos anos de vida em nossa Prelazia.

Com a Sagração Episcopal, Dom Anselmo pertence ao número dos Bispos da Santa Igreja, revestido de autoridade apostólica e possui a plenitude do sacerdócio, podendo agora ordenar sacerdotes e consagrar óleos na semana Santa.
Enquanto Santarém ainda continua a ser uma Prelazia Nullius, Dom Anselmo é Bispo Titular de Conana e Prelado de Santarém. Porém é de esperar que dentro de poucos anos Santarém seja elevada a sede de Bispado mesmo, devido a sua posição importante na Amazônia, sendo a segunda cidade do Estado do Pará. Depende da própria população interessar-se pela elevação à Bispado da nossa cidade.
Em carta dirigida ao Revmo. Padre Vigário, Dom Anselmo avisa que sua volta a Santarém será depois do dia 15 de fevereiro. Não sabemos ainda o dia exato que será anunciado com antecedência, a fim de prepararmos uma grandiosa recepção a Dom Anselmo.
Ad multos annos!”.


Nota: Publicado no O Mariano de janeiro de 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário