quarta-feira, 25 de maio de 2016

Sobre a pesca de tartarugas e pirarucus – 1926

Digna de aplausos é, sem dúvida, a medida tomada pelo senhor Capitão dos Portos do Pará a propósito da pesca de tartarugas e pirarucus – acertada e inadiável, vem ela refrear um abuso que há muito reclamava a atenção de s. s. e que constituía, de certo, um dano enorme sofrido por nossa fauna fluvial e lacustre.
Proibir a pesca da tartaruga na época da desova e a do pirarucu na da procriação, é pugnar para que a nossa indústria piscosa se desenvolva e com ela a nossa riqueza; é trabalhar para que não venham a extinguir-se muito em breve duas espécies que constituem o alimento de grande maioria dos habitantes da região amazônica.

Essa proibição, entretanto, deve ser, com relação à tartaruga, de julho a novembro, e de janeiro a julho, com referência ao pirarucu, épocas essas em que se realiza o fenômeno da desova e proliferação dessas espécies.
O senhor Capitão dos Portos, naturalmente mal informado sobre o assunto, marca épocas outras na medida que tomou, e nós julgamos de nosso dever mostrar-lhe o seu equívoco nesse ponto.
Qualquer pescador sabe que a época da desova da tartaruga medeia de julho a novembro e a da procriação do pirarucu, de janeiro a julho, e nesses meses é que deve ser proibida a pesca dessas espécies piscosas, que vão rareando graças à ganância de muitos.
O senhor Capitão dos Portos ainda está em tempo de corrigir o equívoco, concorrendo assim para que a medida que pôs em prática tenha o seu alcance.


NOTA: Publicada no jornal A Cidade de 29 de maio de 1926.

Nenhum comentário:

Postar um comentário