segunda-feira, 9 de maio de 2016

Inauguração do Campo São Francisco e outras crônicas esportivas – 1926

Bela tarde esportiva tiveram os nossos amantes do futebol, domingo último, 12 do corrente.
No ground Recreio de São Francisco, que então se inaugurava, efetuou-se nesse dia, perante avultada assistência, uma partida de Association em que se empenharam as turmas principais do clube estreante “União Sportiva da Congregação Mariana” e do “Santarém Sport Club”.

A pugna, que esteve renhida e emocionante, terminou com um empate de 1 X 1, apresentando em campo o União um forte conjunto respeitável, que de certo muitas surpresas fará nas lides pebolísticas locais.
Há muito não assistíamos um match de futebol em que reinasse a mais acentuada cordialidade como esse que nos ocupa a atenção, e registrando o fato o fazemos prazerosamente por vermos nele o sintoma agradabilíssimo de uma não tardia educação esportiva em nosso meio.
Parabéns aos preliadores, que souberam portar-se como moços educados, dando um belo exemplo de cordialidade esportiva.
– x –
No campo de esportes do primeiro, preliarão amanhã, à hora do costume, as esquadras principais do “Santarém Sport Club” e “Ypiranga Sport Club”.
Há grande animação por esse encontro, por parte dos amantes do futebol, que desejam conhecer o jogo do Ypiranga.
O Santarém apresentará o seguinte: Bibito, Fona e Bezerra, Balta, Matos e Bibito 2º, Campos, Boaventura, Lima, Mimi e Joaquim.
Reservas: Estácio, João e Zezinho.
– x –
“Santa Cruz Sport Club”
O capitain-geral convida todos os players inscritos a comparecerem aos treinos obrigatórios de amanhã, às 6 horas da manhã e 3 horas da tarde, no campo da Praça São Sebastião, especialmente estes jogadores: Miguel, Antônio, Adriano, Izídio, Mocinho, La Tripa, Cariry, Dezincourt, Donizeti, Mamá, Dioclécio, etc..


NOTA: Publicado no jornal A Cidade de 18 de dezembro de 1926. O “Recreio de São Francisco”, depois virou “Parque de São Francisco” e depois o Estádio Elinaldo Barbosa. O “União Sportiva da Congregação Mariana” depois virou “Mariano Sport Club”, de onde alguns jogadores, posteriormente, saíram para fundar o São Francisco Esporte Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário