segunda-feira, 2 de maio de 2016

Programa do “Mês de Maria” em Alenquer no ano de 1885

Para bem festejarmos e honrarmos à Maria neste mês fecundo de graças e misericórdias de Deus, julgamos bom dividi-lo em duas partes, quanto ao culto desta boa Mãe: na primeira quinzena, as instruções e práticas versarão exclusivamente sobre os Mistérios Dolorosos de Maria; e na segunda sobre os Gozosos, acompanhados de reflexões sobre os bens transitórios desta vida.
Demais teremos no correr deste mês:

1º - Missa rezada todos os dias, às 6 horas da manhã, exceto nos domingos que, como de costume, às 8 horas.
2º - Missa acompanhada de cânticos nas quintas-feiras e domingos; à noite, prática sobre um dos atributos ou mistérios de Maria.
3º - Todas as noites, às 7 horas, recitação do terço e ladainha da SS. Virgem; em seguida as reflexões supra.
4º - No dia 31, procissão, se o tempo e as circunstâncias o permitirem, e no primeiro e dois últimos dias do mês de maio, Missa cantada pela intenção de todos os paroquianos.
5º - Comunhão geral a todos os filhos de Maria que de novo se consagrarão a ela por uma boa e santa confissão, coroa e ramalhete de flores colhidas em todo este mês, que poderemos oferecer aos pés de Maria, a qual por sua vez nos agraciará não manifestações ou recompensas efêmeras de seu amor, porém, enlevos sempiternos de si e de seu bendito Filho Jesus, no seio do Altíssimo.
Finalmente, para fazer face às despesas do corrente mês, haverá dois leilões, no fim de cada quinzena, de todas as oferendas que serão disputadas, como o esperamos, pelos briosos corações de Alenquer.
O Revmo. Padre Magno aproveita o ensejo para agradecer a seus paroquianos a boa vontade e o bom acolhimento que mostrarão por ocasião de coadjuva-lo, nesta grandiosa festa de Maria.
Alenquer, 27 de abril de 1885.
Padre Magno – Vigário Interino.


NOTA: Publicado no jornal Gazeta de Alenquer de 30 de abril de 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário