segunda-feira, 9 de maio de 2016

A diplomação de Rachelina Peluso – 1930

No dia 22 de dezembro último (1930), a nossa gentilíssima conterrânea, senhorita Rachelina Peluso, filha do sr. e sra. Domingos Peluso, foi laureada com distinção e louvor no exame de conclusão dos estudos de piano a que se submeteu no Conservatório “Carlos Gomes” de Campinas.

A recém-diplomada é uma revelação na suprema arte que abraçou, havendo, desde menina, demonstrado uma grande vocação para o piano, quando dos seus primeiros estudos, nesta cidade, com sua estimada genitora, mme. Marietta Peluso, que é uma excelente pianista.
Conquista, agora, a láurea perante uma banca examinadora composta de mestres de renome, recebendo os aplausos de uma assistência seleta e culta, que lhe cobriu de flores.
Residente, com seus pais, na cidade de São Paulo, aí é um nome conhecido no meio artístico.
Santarém deve se orgulhecer com o triunfo de sua dileta filha.
Com a maior satisfação, endereçamos à senhorita Rachelina Peluso, os nossos calorosos parabéns e aos seus extremosos pais as nossas felicitações.


NOTA: Publicado no jornal A Justiça de 24 de janeiro de 1931.

2 comentários:

  1. Rachel Peluso foi minha professora de piano, no Instituto Conservatório Musical) Padre José Maurício, que dirigia, juntamente com sua irmã Gioconda Peluso (soprano, igualmente santarena), em São Paulo (SP), na década de 60 do século XX.

    Para Rachel Peluso meu avô José Agostinho da Fonseca compôs a casa "Rachelina" (1922), que depois recebeu letra do poeta paraense João de Jesus Paes Loureiro (1996), gravada em CD, pela própria homenageada, na década de 90 do século XX.

    Em homenagem a Rachel e Gioconda Peluso eu compus as "Valsas Santarenas" n°s. 39 e 41, executadas, em primeira audição, num concerto realizado em Montevidéu (Uruguai), organizado pelo maestro e pianista uruguaio Julio César Huertas, quando se comemorou o centenário de nascimento de Rachel Peluso, em 2008.

    Leia o artigo que escrevi sobre Rachel e Gioconda Peluso, publicado no Blog do jornalista Jeso Carneiro:

    http://www.jesocarneiro.com.br/artigos/rachel-e-gioconda-peluso.html

    ResponderExcluir
  2. Rachel Peluso, bem como sua irmã, Gioconda Peluso, são Patronas de cadeiras em 3 das Academias em que tenho a honra de ser Presidente: ACADEMIA DE MÚSICA DO BRASIL, ACADEMIA DE MUSICOLOGIA DO BRASIL, ACADEMIA DE MÚSICA DE SÃO PAULO. A decisão foi minha, dado a importância das duas grandes Musicistas santarenas, ilustres representantes do nobre estado do Pará, que acolheu Carlos Gomes, como Diretor do Conservatório para ele criado no final de sua vida, pelo então Governador Lauro Sodré.

    ResponderExcluir