segunda-feira, 2 de maio de 2016

Os festejos do dia 1º de maio em Santarém – 1927

A data de 1º de maio, consagrada à comemoração do Trabalho, foi condignamente festejada pela Sociedade Artística e Beneficente de Santarém, a conceituada agremiação operária, com uma sessão cívica cujo início teve lugar às 17 horas.

Constituída a mesa pela diretoria da sociedade, o presidente, senhor Felipe Castro, convidou os senhores dr. Alarico Barata, deputado Moraes Sarmento e dr. Audemaro Guimarães para fazerem parte da mesma.
Aberta a sessão, é explicado o motivo porque ali se reuniam os membros da velha associação, o presidente proferiu longo discurso sobre a data que se comemorava, falando em seguida o deputado Moraes Sarmento, recebendo ambos fortes palmas da numerosa assistência e executando a banda ali presente o hino nacional.
Concedida após a palavra, tomou-a o dr. Alarico Barata, que pronunciou bela oração a propósito do ato, sendo muito aplaudido, aplausos que foram abafados pelas vibrantes notas do hino de Francisco Manoel.
Antes de encerrar a sessão, o presidente agradeceu o comparecimento das pessoas presentes e convidou-as a assistirem uma sessão cinematográfica, ao ar livre, em frente ao prédio da Sociedade.
Enquanto eram feitos os preparativos para a projeção, foram servidos profusos copos de cerveja aos convidados da Artística.
Foi uma festa singela, mas significativa, pelo cunho de civismo que lhe imprimiu.


NOTA: Publicado no Jornal A Cidade de 07 de maio de 1927.

Um comentário:

  1. Bons tempos em que o Dia do Trabalho era comemorado, e não marcado por arruaças.

    ResponderExcluir