quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fatos políticos em Santarém no ano de 1933

Conforme noticiamos em nossa edição passada, pelo “Tenente Portela” chegaram domingo último a esta cidade os próceres revolucionários Dr. Mário Midosi Chermont e Padre Leandro do Nascimento Pinheiro, candidatos do Partido Liberal do Pará à Assembleia Nacional Constituinte.
Às primeira horas da manhã foi a chegada daquele vapor anunciado por foguetões, tendo acorrido ao Trapiche Municipal grande massa de povo.

Logo depois de atracado, ingressaram à bordo o senhor Prefeito Ildefonso Almeida, Presidente da Comissão do Partido neste município, acompanhado dos membros desta e de várias outras pessoas.
Feitas as primeiras apresentações e dados os cumprimentos de boas vindas, desembarcaram aqueles senhores, encaminhando-se, seguidos do povo, para a Matriz desta cidade, onde foram assistir a Missa das 8 horas.
Depois de terminada a missa, das escadarias daquela Igreja, usaram a palavra o Padre Leandro Pinheiro e o Dr. Mário Chermont que, em longos e vibrantes discursos, prenderam por algum tempo a atenção dos ouvintes, que os aplaudiram calorosamente.
Nessas orações s. s. disseram, entre outras coisas, dos motivos que os animavam como candidatos à Constituinte, bem como do seu desejo de continuarem a colaborar na obra do Governo revolucionário do Pará, a cuja frente se achava o bravo e intrépido Major Magalhães Barata, digno do apoio e do auxílio de todos os paraenses amigos de sua terra.
Por volta das 10 horas dirigiram-se todos ao Bosque Municipal a fim de assistirem à festa de Mi-Carême que ali se realizava sob os auspícios da Prefeitura Municipal.
Àquela hora, já ali se achava grande número de famílias de nossa sociedade, senhoritas e rapazes que se entregavam a animadas danças, sob os acordes do afinado “Jazz Euterpe”.
Naquele logradouro foi servida aos viajantes farta mesa de frios e gelados, tendo tomado parte nesse ágape, além daqueles senhores e do Prefeito Ildefonso Almeida, os srs. Dr. Anysio Chaves, Coronel Luiz Ursulino de França, Dr. Gentil Figueiredo, Dr. Júlio de Macedo Castro, nosso companheiro Luiz Gentil, José de Senna Gentil, Ângelo Rodrigues, Elysio Corrêa, Antônio Amaro e outros.
Saudou aqueles senhores, em nome do Partido, o dr. Anysio Chaves, ao que sinceramente agradeceu o Padre Leandro.
Usou também da palavra o senhor Antônio Amaro, exaltando o papel daqueles revolucionários no movimento que implantou em nosso País o regimem de regeneração e de engrandecimento.
Terminada essa pequena refeição, dirigiram-se os presentes ao pavilhão de danças daquele Bosque, onde então produziu breve, mas eloquente oração, o dr. Anysio Chaves, que apresentou ao povo os candidatos, tecendo também sinceras palavras de elogio à administração patriótica do Prefeito Ildefonso Almeida.
Falou em seguida o dr. Mário Chermont, dizendo dos benefícios trazidos ao Brasil e ao nosso Estado pela Revolução de Outubro.
O Padre Leandro Pinheiro também, em vibrante oração, salientou a obra da Revolução, dizendo esperar que o povo acorresse às urnas, apoiando os candidatos do Partido Liberal, a fim de evitar que eles, revolucionários, tivessem que combater novamente em defesa dos princípios que estabeleceram em nosso País.
Às 12 horas regressaram aqueles senhores para esta cidade, em companhia do Prefeito Almeida, em casa de quem almoçaram.
Nesse almoço tomou parte também o dr. Anysio Chaves.
Por volta das 5 horas, na lancha “Brasileira”, seguiram Ss. Sas. para Óbidos, de onde se transportaram a Oriximiná e depois a Alenquer, a serviço de sua propaganda.
De regresso, passaram aqueles próceres por esta cidade, terça-feira última, tendo aqui tomado o “Tenente Portela”, que os conduziu a Belém.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 22 de abril de 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário