quinta-feira, 18 de junho de 2020

A Associação Comercial de Santarém em 1923


Às vezes a história oferece capítulos interessantes a serem escritos. Um documento, uma fotografia, um jornal, um achado arqueológico, enfim, algo que é encontrado depois de muito tempo, pode dar um novo olhar para aquilo que pensamos ser já conhecido e aceito.
Pois bem. É ciente de todos nós que, em 1945, foi fundada a Associação Comercial do BAIXO AMAZONAS [o grifo é meu], que pugnava por defender os interesses do comércio não somente na cidade de Santarém, mas em toda a região de abrangência desta cidade. Posteriormente, a Associação Comercial do Baixo Amazonas, deixou de ser regional e passou a ter o alcance local. O que pouca gente sabe, entretanto, é que já existia, antes da associação regional, uma associação local do comércio santareno.

A “Associação Commercial de Santarém” (com dois “m” como escrito na época) foi fundada em 16 de setembro de 1923m tendo sido sua primeira diretoria assim constituída:
Presidente: Jacob Joaquim Alho;
Vice-presidente: Carlos Marques Pinto;
1º Secretário: Emmanuel Gonçalves;
2º Secretário: Octávio Sirotheau;
Tesoureiro: Joaquim Braga;
Comissão Fiscal: Antônio Fernandes, Izaac Serruya e Pedro Ayres da Silveira.
Curiosamente, na época da fundação da entidade, o jornal “A Cidade”, talvez por uma má informação, noticiou, em seu número 334, que se pretendia fundar na cidade uma “Congregação do Contrabando”. Mais tarde coube uma retificação da nota, por se tratar de uma entidade necessária para promover e incentivar os interesses do comércio local.
Não sabemos muito desta Associação Comercial de Santarém. Algumas poucas notas conseguimos encontrar, até o momento, em jornais locais, como, por exemplo, o que aqui publicamos, convidando os associados para uma reunião da entidade. É possível que tenha esfriado os interesses primordiais da novel entidade e que, alguns comerciantes, sabedores da existência da mesma, evitaram tomar seu nome em 1945, optando por fundar uma associação mais ampla, de caráter regional, abrangendo o “Baixo Amazonas”.
Mais tarde, a Associação Comercial do Baixo Amazonas retomou o nome da antiga Associação Comercial de Santarém para si, sem notificar que, historicamente estava dando continuidade a um empreendimento santareno que está prestes a completar 100 anos de presença histórica em nossa cidade. As pesquisas continuam e novos capítulos dessa história ainda precisam ser escritos.


Convite para reunião da Associação Comercial de Santarém, publicado no jornal “A Cidade” de 29 de dezembro de 1923.

Nenhum comentário:

Postar um comentário