sexta-feira, 5 de junho de 2020

Sobre o estado sanitário de Fordlândia em 1930


Boa Vista, a sede da Concessão Ford, goza atualmente de péssimo estado sanitário, que está reclamando a atenção dos seus dirigentes não somente a prol dos interesses da Companhia, mas ainda em benefício de milhares de indivíduos que ali empregam sua atividade. Poucos não tem sido os casos de beribéri constatados em pessoas ali existentes, já se tendo mesmo verificado algumas vítimas, dentre as quais uma foi sepultada nesta cidade.

O fato, que não pode nem deve ficar ao desamparo, de vez que se recrudescer o irrompimento do morbus mais difícil será dar-lhe combate, mormente sabendo-se que Boa Vista conta apenas com um médico, e este, por mais esforçado, será impotente para agir com eficácia – o fato, dizíamos, é digno mesmo da atenção dos poderes públicos do Estado, visto como a propagação do mal trará funestas consequências, não só para a região afetada, mas também para as circunvizinhas.
Que nos conste, antes da instalação da Companhia Ford em Boa Vista, jamais se verificou um caso de beribéri nessa localidade, não deixando, por isso, de causar estranheza a sua aparição ali.
Alguns dos atacados pela doença atribuem-lhe a existência a alimentação que é distribuída ao pessoal boa-vistense, a qual dizem ser mal cozida. Dando de barato que seja esta mesma a causa, urge, entretanto, pesquisar a origem da endemia a fim de melhor opor-lhe embargos.
A vida de milhares de indivíduos, na sua maioria nacionais, não pode ficar sujeita aos caprichos da fortuna, mas espera e exige mesmo uma medida rigorosa que não deve demorar. É neste sentido, que dando curso a esta notícia, chamamos para o caso a atenção de quem de direito.

NOTA: Texto extraído do jornal A Cidade, de 17 de maio de 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário