sábado, 6 de junho de 2020

O temor de uma epidemia de varíola em Santarém em 1920


A imprensa de Belém vem registrando diversos casos de varíola, parecendo que o terrível mal está bastante alastrado. A nossa população deve aproveitar a boa vontade do dr. Theodorico Macêdo, que vem vacinando todas as pessoas que têm solicitado os seus serviços.
O Intendente Municipal deve estar se preparando para o caso, aliás probabilíssimo, do aparecimento da varíola nesta cidade, conduzida por algum vapor dos muitos que frequentam diariamente os nossos portos. Mais de uma vez temos lembrado a necessidade imperiosa da construção de um isolamento, visto não possuirmos nenhuma casa em condições de ser aproveitada de momento para este fim. Até agora nada se fez e se por nossa infelicidade a varíola nos visitar, ficaremos sujeitos aos perigos de tão terrível moléstia, sem possuirmos os meios para isolamentos, indispensáveis no caso.

O Dr. Macêdo tem convidado todas as pessoas que, pela sua profissão, tem necessidade de ir a bordo dos navios, para se vacinarem contra a varíola, o que é uma medida preventiva de grande alcance. Essas pessoas devem, pois, procurar o dr. Macêdo sem mais demora.

NOTA: Texto extraído do jornal Tapajós, de 20 de abril de 1920.

Nenhum comentário:

Postar um comentário