sexta-feira, 15 de abril de 2016

A adesão da Prelazia de Santarém ao VI Congresso Eucarístico Nacional em Belém – 1953

Constituiu verdadeira apoteose a solenidade final da adesão da Prelazia de Santarém ao VI Congresso Eucarístico Nacional. Um tríduo preparatório antecedeu a grande solenidade, no qual Monsenhor Américo Leal, Vigário Geral de Belém, a convite de Dom Floriano Loewenau, esteve presente, prendendo o povo com sua eloquente palavra de sacerdote culto e piedoso.

A solenidade final foi realizada no Estádio Municipal, onde se comprimiu uma multidão de 5.000 (cinco mil) pessoas. Às 19,30 horas começaram a chegar ao Estádio várias procissões procedentes de cada um dos Centros de Catequese mantidos pela Congregação Mariana, tais sejam: Nossa Senhora das Graças, Fátima, Aparecida e São Francisco. Finalmente, pouco antes das 20 horas, chegou a grande procissão vinda da Catedral, conduzindo a imagem do Sagrado Coração de Jesus, sendo essa recebida com uma salva de palmas do povo que já se encontrava no Estádio.
Em seguida teve início a Santa Missa, celebrada por Frei Protásio, OFM e explicada ao microfone por S. Exa. Reverendíssima Dom Frei Floriano Loewenau. Terminado o Ofício Divino foi recitada por todos os presentes a Oração do Congresso, tendo, após, assomado à tribuna, Monsenhor Leal, que disse do sentido e da finalidade dos Congressos Eucarísticos, terminando por agradecer em nome do Sr. Arcebispo de Belém, a solidariedade e entusiasmo do povo de Santarém pelo VI Congresso Eucarístico Nacional.
Um magnífico conjunto coral, composto de cerca de 200 vozes, que se vem preparando para o jubileu áureo da nossa Prelazia, sob orientação dos musicistas Irmão Genardo Green, Wilson Fonseca e uma Irmã da Imaculada Conceição, abrilhantou a solenidade”.


NOTA: Publicado no jornal O Mariano de 12 de julho de 1953. O Centro de Catequese São Francisco, junto com a capela da Latada formaram a comunidade do Santíssimo Sacramento.

Um comentário:

  1. Muito boa esta recordação, estou reunindo iconografia sobre o evento em Belém, em breve publicarei e lhe avisarei. Já tenho coisas muito interessantes.

    ResponderExcluir