domingo, 24 de abril de 2016

Algumas notícias de Santarém em abril de 1916

Foi recentemente constituída na cidade uma grande comissão, com o fim de promover festas de caridade, benefícios, quermesses, etc., em proveito dos flagelados pela seca do meio-norte. O dr. Alfredo Ladislau e o comandante Manoel Guimarães, que fazem parte da comissão, tomaram a si o encargo de realizarem uma festa artística no “Theatro Victoria”, para a qual, especialmente, estão preparando interessante “revista” de costumes locais. Além disso, várias senhoras e senhoritas santarenas se movimentavam, com a intenção de efetuar, no largo da Matriz, uma “kermesse”, a qual terá o mesmo fim caridoso.

O sr. Francisco Marques Pinto, vice cônsul de Portugal em Santarém, abriu uma subscrição, entre os membros da colônia de seu país, em benefício da Cruz Vermelha Portuguesa, havendo dirigido um apelo aos seus compatriotas residentes na região, para que não deixem de concorrer com o seu auxilio para o referido. (...)
O dr. Oscar Barreto, intendente municipal, estava convocando os vogais do respectivo conselho, para uma reunião extraordinária, a 13 do corrente, a fim de deliberar a respeito de uma proposta para a iluminação elétrica pública e particular, apresentada pelo senhor Heriberto Pinto Guimarães, e também sobre a urgência da criação de um novo cemitério, visto que o atual se encontra já inteiramente tomado, não comportando mais enterramento, e se achar muito próximo do centro da cidade”.


NOTA: Publicado no jornal O Estado do Pará de 19 de abril de 1916.

Nenhum comentário:

Postar um comentário