sábado, 16 de abril de 2016

Um general santareno na cúpula do Regime Militar – 1971

"O Presidente Emílio Garrastazu Médici promoveu a General de Brigada, dia 25 de março último, o coronel Ênio dos Santos Pinheiro. É mais um brilhante filho de Santarém, oficial do mais alto gabarito que, quando ainda major, foi governador do Território Federal de Rondônia, onde realizou profícua administração.
Por ocasião dos acontecimentos de 31 de março de 1964, destacou-se como um dos oficiais que mais trabalharam na conspiração patriótica. No governo Costa e Silva, com o general Emílio Médici na chefia do SNI, o coronel Ênio Pinheiro era seu secretário e pessoa da mais absoluta confiança.

Elevado à Presidência da República, o general Médici confiou-lhe alta missão junto ao general Fontoura, posição onde agora encontrou a sua promoção a general do Exército Brasileiro.
Em número de dez foram os novos generais de brigada promovidos com Ênio dos Santos Pinheiro, atualmente chefe da Agência Central do SNI e segundo homem na hierarquia do serviço. O novo general santareno é filho do saudoso professor Álvaro Botelho Pinheiro e sua esposa, dona Minervina dos Santos Pinheiro”.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 03 de abril de 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário