quinta-feira, 14 de abril de 2016

A iluminação pública e outras notícias de Santarém em março de 1916

Segundo informações do semanário O COMÉRCIO, está sendo organizada em Santarém uma empresa cujo fim será a exploração da iluminação particular e pública por meio de energia elétrica. A nova empresa, para realizar o seu intuito, vai adquirir o material pertencente ao senhor A. Dias Vieira, tendo também feito encomendas de vários outros materiais necessários à iluminação da cidade como a particular. Diz ainda o aludido periódico, que os promotores da ideia contam com o apoio do intendente municipal. (...)

Do dia 08 a 12 do mês passado (fevereiro de 1916) foi efetuada com brilhantismo, na capela de São Raimundo, Bairro da Aldeia, a festa de São Raimundo Nonato.
Esteve bastante animado o carnaval santareno, havendo-se realizado vários bailes à fantasia, em casas de distintas famílias. (...)
O “Cinema Modelo” tem dado variados espetáculos, aos quais têm comparecido as pessoas de maior destaque na sociedade santarena. (...)
Constava que o Conselho Municipal seria convocado extraordinariamente, dentro de poucos dias, para deliberar a respeito da proposta para a iluminação pública com o emprego da energia elétrica, à qual aludimos acima. A convocação deverá ser feita logo que a proposta for apresentada à Secretaria da Intendência”.


NOTA: Publicado no jornal O Estado do Pará de 18 de março de 1916.

Nenhum comentário:

Postar um comentário