sexta-feira, 15 de abril de 2016

Tensões na Câmara Municipal de Santarém – 1971

A professora Terezinha Sussuarana, vereadora à Câmara Municipal apresentou ao Legislativo um requerimento em que solicitava fosse inserido na Ata dos trabalhos da Casa um VOTO DE LOUVOR ao Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará, ao Diretor do Centro de Educação do Pará a ao capitão Elmano de Moura Melo, pela instalação do Núcleo de Educação de Santarém.

Após alguns dias, em que houve pedido de vistas e discussões outras, inclusive emenda do vereador Ronaldo Campos estendendo os aplausos ao senhor Elias Pinto, a autora do requerimento retirou-o das discussões, porque reconheceu que seus colegas de bancada não estavam dispostos a aprova-lo como ela havia redigido”.

NOTAS: A notícia acima foi publicada no Jornal de Santarém de 03 de abril de 1971.
No dia 22 de dezembro de 1970 foi oficialmente inaugurado, em Santarém, o Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará, com a presença do então Reitor, Aloysio da Costa Chaves e do Diretor do Centro de Educação, professor Antônio Gomes Moreira. No dia 02 de janeiro de 1971 os jornais da cidade publicaram os nomes dos 123 novos universitários da UFPA, Núcleo de Santarém (eram 23 homens e 100 mulheres), que foram aprovados para os três cursos oferecidos: LETRAS, ESTUDOS SOCIAIS e CIÊNCIAS NATURAIS.

Ao estender as homenagens ao nome do ex-prefeito Elias Pinto que fora cassado do mandato de Prefeito Municipal em 1968 (fato que motivou os acontecimentos posteriores, incluindo o assassinato do prefeito Elinaldo Barbosa e a inclusão de Santarém como Área de Segurança Nacional), a professora Terezinha preferiu retirar o requerimento. Possivelmente por conta do constrangimento que poderia provocar uma homenagem feita ao Interventor conjuntamente com o prefeito cassado, que o mesmo Interventor viera substituir.
Elias Pinto muito trabalhou para a implantação do Ensino Superior em Santarém e, merecidamente também merecia a homenagem pelo início do funcionamento do Núcleo da UFPA em Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário