domingo, 17 de abril de 2016

Concentração de forças militares em Óbidos – 1902

Como sabem os leitores do Diário da Tarde, um projeto apresentado à Câmara dos Deputados abre ao governo um crédito de 3.000 (três mil) contos de réis, para efetuar obras de fortificação e de um acampamento destinado à concentração de forças na cidade de Óbidos.
Esta povoação, que conta cerca de 5.000 (cinco mil) habitantes, acha-se situada à margem esquerda do Amazonas, na distância de 500 (quinhentas) milhas geográficas da foz do grande rio no oceano.

Esse gigante fluvial, que é o mais largo e mais fundo dentre todos seus congêneres, apresenta-se num leito relativamente estreito em frente de Óbidos, medindo ainda assim uma largura de 1.900 (mil e novecentos) metros, a que fica reduzida de muitos quilômetros, que tem antes e depois daquele porto.
A profundidade das águas, na mesma localidade, é de muitas dezenas de metros, chegando-se a medir junto às margens 40 (quarenta) e tantos metros.
Conhecendo-se a facilidade da navegação pelo Amazonas, águas acima, pois que a sua correnteza não é mais do que 1 e ½ milha em uma hora, não deve parecer grande a distância separando Óbidos da capital do Pará, no estuário da entrada do grande rio, em seu braço do sul.
Havendo por conseguinte tais proporções para o transporte das tropas, bem como do material de guerra e de construção, não se apresentam embaraços para a pronta realização do projeto do Congresso e do senhor Ministro da Guerra, tendendo à fortificação de um ponto estratégico, qual o que oferece a situação de Óbidos, a fim de comandar a navegação do Alto Amazonas”.


NOTA: Publicado no Diário da Tarde de 09 de maio de 1902.

Nenhum comentário:

Postar um comentário