segunda-feira, 25 de abril de 2016

O falecimento do pároco de Aveiro – 1876

Em Santarém, faleceu e sepultou-se no cemitério dos Mártires, no dia 12 (de novembro), o nosso amigo Revmo. Clementino José Rodrigues de Souza, vigário da freguesia de Aveiros.
Em seu testamento fez muitos legados pios e instituiu sua herdeira uma mulher, que o assistiu em sua enfermidade.

Com o Baixo Amazonas lamentamos a perda irreparável do amigo sincero e a perda também de um distinto correligionário político, firme em suas crenças.
O claro que o padre Clementino deixou, como influência real e benéfica no distrito de Aveiros, jamais será preenchida.
Aos seus irmãos, parentes e amigos os nossos pêsames”.

NOTA: Publicado no jornal A Constituição de 27 de novembro de 1876.
Pouco sabemos da vida do Padre Clementino José Rodrigues de Souza, que durante muitos anos trabalhou na paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Aveiro, no Rio Tapajós; entretanto, alguns fatos pudemos citar a partir de nossas pesquisas:
Como muitos dos padres de sua época, também ele se embrenhou pelos caminhos da política, tendo sido candidato a uma vaga para deputado provincial em 1854. Não obtendo sorte no resultado (ganhou apenas dois votos).
No dia 19 de dezembro de 1866, o referido padre é nomeado, por meio de portaria, para compor a Comissão encarregada das obras de construção de uma nova igreja Matriz para a paróquia de Aveiro, juntamente com os cidadãos Paulo José Lopes de Christo e Antônio Fernandes da Silva Mato Grosso.
Em 22 de janeiro de 1867 é nomeado pelo Presidente da Província do Pará para exercer o cargo de Delegado da Instrução Pública na freguesia (paróquia) de Aveiro.

Em 13 de junho de 1872 é ele exonerado do cargo de professor provisório do ensino primário da freguesia de Aveiro, sendo substituído pelo senhor Agostinho Pereira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário