segunda-feira, 11 de abril de 2016

Notícias de Prainha em fevereiro de 1916

Continua rigoroso o inverno. Dias há, porém, de verdadeiro verão. As noites são frias e agradáveis e as madrugadas magnificas, uma cerração cai sobre as matas e as árvores estão cobertas de frutos.

A exportação, por ser princípio de ano, está animada; quase todos os vapores recebem gêneros de exportação para diversos lugares. Os principais gêneros são: gado vacum, pirarucu, borracha, peixe, óleos, mel de abelha, etc. Os negociantes mostram-se satisfeitos, não obstante a carestia dos preços de artigos de primeira necessidade, notadamente artigos estrangeiros.
A alimentação pública é boa, havendo diariamente carne, peixe fresco, salgado e de salmoura, por módicos preços. Há também muita verdura, frutos, jerimuns, feijão, milho, macaxeira, etc.. Os lugares onde se vende a carne e o peixe são vistoriados todos os dias pelo fiscal municipal, de acordo com a recomendação do senhor intendente.
A cidade está limpa, e isso devido à boa administração do senhor intendente que, em pessoa, fiscaliza todos os serviços.
Funcionam todos os dias úteis a Secretaria da Intendência, o cartório do 1º suplente de juiz, o do tabelião, a prefeitura, a secretaria da Igreja da Matriz, a cargo do vigário Padre Joaquim Albuquerque, a agência do correio e as duas escolas Municipal e Estadual”.


NOTA: Publicado no Jornal do Estado do Pará de 09 de março de 1916. As notícias são referentes até o dia 29 de fevereiro daquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário