quarta-feira, 20 de abril de 2016

Carta de Adesão do Vigário Interino de Óbidos ao Bispo do Pará – 1972

Residência Paroquial em Óbidos, 18 de fevereiro de 1872.
Exmo. e Revmo. Sr.
Recebi o ofício e portaria de V. Exa. Revma. de 02 de dezembro do ano próximo findo, donde se infere a aparição de heterodoxos pretendendo disseminar seus erros nesta Diocese: fiz a publicação prevista pela mesma portaria, e posso asseverar a vossa Exa. Revma. que se pronunciou um geral sentimento de indignação pelo aparecimento de paradoxos tão revoltantes, e em verdade o crime só pode ter cabimento na mente do criminoso; não deixará V. Exa. Revma. de ter sentido dor em seu coração por ver intrusos em seu rebanho hereges fascinados, digo intrusos, pois me convenço pelo conhecimento que tenho de seus diocesanos, que em nenhum prevalecem ideias tão retrógadas.

O Império do Brasil, que se orgulha cognominar-se da Santa Cruz, que decreta a Religião Católica Apostólica e Romana a Religião do Estado, que seus Poderes Constituídos até hoje tem mostrado em seus atos pronunciada ortodoxia, não podem nutrir-se de erros que fariam a sua execração; estas ideias (que estarão bem patentes ao ilustrado espírito de V. Exa. Revma.) serão bastante lenitivo ao ressentimento que possa ter ocorrido ao seu zelo apostólico.
Tem a impiedade devolvido em todos os tempos denodados esforços para abalar o sagrado edifício da Religião, tem impelido ruidosos ventos contra a lâmpada do santuário, porém, aquele Deus que manda aos ventos e tempestades, aquele Deus que manda a satanás Dominum Deum tuum adorabis, et illi soli servies, aniquilando seus temerários esforços, torna mais sólidos os fundamentos da Religião, e mais lúcido o facho do Santuário; sempre os esforços da heresia tem dado o feliz resultado de melhor gravar no coração dos fiéis as luzes do Evangelho, e chamar ao grêmio da Religião a muitos que ainda não conheciam suas vantagens.
Como sacerdote Católico Apostólico Romano, ofereço a V. Exa. Revma. os meus votos de Adesão à Doutrina da Santa Igreja e os protestos de abominação a tudo o que se lhe opuser.
Apeteço a V. Exa. Revma. a mais vigorosa saúde para melhor superar as dificuldades de seu tão espinhoso Apostolado.
Digne-se V. Exa. Revma. aceitar os meus votos de obediência, respeito e alta estima.
(Ao) Exmo. e Revmo. Sr. Dom Antônio de Macedo Costa, Digníssimo Bispo do Pará.
O vigário interino de Óbidos,
Padre Manoel José da Cunha”.


NOTA: Publicado no jornal Boa Nova Nº 17, de 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário