sexta-feira, 15 de abril de 2016

Criação das agências da Capitania dos Portos em Santarém e Óbidos – 1916

Tendo o senhor Capitão de Fragata, Deolindo Maciel, Capitão do Porto deste Estado, proposto em seu relatório ao Ministério da Marinha, a criação de diversas agências da mesma Capitania em várias localidades deste Estado, recebeu S. S., pela mala do “Rio de Janeiro”, do vice-almirante Estevam Adelino Martins, Inspetor de Portos e Costas, um ofício pedindo com urgência a proposta para a criação de delegacias ou agências onde o comandante Maciel julgar conveniente para a boa marcha do serviço, justificando-as com algarismos de importação, exportação e deslocamento dos navios entrados num ano e o número do pessoal matriculado.

Ontem mesmo, S. S. enviou aos doutores Oscar Barreto e Graciliano de Negreiros, intendentes municipais de Santarém e Óbidos o seguinte ofício:
“Tendo eu proposto em meu Relatório ao Governo Federal a criação de uma agência desta Capitania nas cidades de Santarém e Óbidos, onde, pelas informações que tenho procurado obter, existe um grande empório comercial fluvial e necessitando presentemente de dados mais precisos para poder basear a minha referida proposta, solicito-vos que, com urgência, me envieis um “memorandum” com os algarismos de importação, exportação, deslocamento total dos navios entrados no ano findo (1915) e o número de pessoal matriculado aí domiciliado.
Estando certo que, de boa vontade me auxiliareis neste pequeno serviço que desejo prestar à navegação deste Estado, aproveito a oportunidade para apresentar os meus protestos de muita estima e alta consideração.
DEOLINDO MACIEL, Capitão de Fragata e do Porto”.


NOTA: Publicado no jornal Estado do Pará de 18 de março de 1916.

Nenhum comentário:

Postar um comentário