sexta-feira, 29 de abril de 2016

O Mapa de Itaituba pintado por Theodoro Braga – 1913

Sempre incansável pela prosperidade da ubérrima região do Tapajós, o ilustre senhor coronel Raymundo Pereira Brazil, intendente de Itaituba, acaba de organizar um trabalho, que é mais uma afirmação do seu acendrado amor e profundo conhecimento pela referida zona.
Trata-se de uma carta daquele município, pacientemente traçada com todas as desejadas minúcias a um trabalho de tal natureza.

Medindo 5,50 X 1,50 metros, abrange toda a extensão de Itaituba, desde os seus limites com Aveiro até a divisória do rio São Manoel, nos Estados de Mato Grosso e Amazonas, limite este traçado e mantido desde a fundação do município.
O trabalho foi finamente colorido pelo reputado pintor Theodoro Braga e indica, precisamente, todas as fontes vitais da grande e opulenta circunscrição do Estado, tais como os lugares onde se produz o caucho e a borracha boa e a fraca, as zonas cortadas por estradas carroçáveis e de auto caminhões, bem como as trafegadas por muares e destinadas à condução de mercadorias e da hevea.
Vêm-se também assinalados os pontos encachoeirados e os lugares em que se assentam os barracões de moradia dos extratores da goma, e bem assim os sinais indicativos da linha de navegação a vapor até São Luiz, no alto Tapajós.
Enfim, o mapa de que nos ocupamos é um trabalho precioso e que merece ser devidamente admirado por quantos se interessam pelas riquezas e prosperidade do nosso Estado.
Graças à gentileza do senhor coronel Brazil, temos a carta de Itaituba em exposição, por alguns dias, na sala principal desta redação”.


NOTA: Publicado no Jornal do Estado do Pará de 15 de abril de 1913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário