sábado, 19 de março de 2016

As Irmãs Franciscanas Missionárias de São Pedro Claver


Entre as comunidades de religiosas que estiveram nos tempos passados temporariamente na Prelazia, também destacamos a presença das irmãs Franciscanas Missionárias de São Pedro Claver, que aqui chegaram em 1910. Tinham casas no Equador, mas foram expulsas (juntamente com o Bispo Schumacher) daquele país. A casa Mãe delas era em Gaissau (Tirolia). Foram a Columbia e acharam recepção benévola pelo Bispo de Cartagena (na Colômbia).

Mas em 1910 foi expulso, o Bispo e as Irmãs estavam no mesmo perigo. A Superiora (Assistente da Madre Geral) Irmã Rosa pediu licença de fundar algumas casas na Prelazia. Concedida a licença por Dom Amando, elas se estabeleceram em Óbidos, abrindo um Colégio e uma escola para as crianças pobres. Trabalharam com muito bom resultado.
Quando o número das Irmãs da Imaculada Conceição, fundada em Santarém, tinha crescido bastante, as Irmãs de Óbidos pediram licença de aceitar um convite vantajoso de Quissaman (Região de fronteira do Brasil com o Equador), sendo substituídas, em Óbidos, pelas Irmãs de Santarém.


NOTA: Texto publicado no Livro do Centenário da Diocese de Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário