quarta-feira, 9 de março de 2016

Dois trabalhos de Dom Anselmo Pietrulla – 1942


REFORMAS NA CATEDRAL
Outro trabalho de vulto que vai ser atacado ou já está sendo atacado é a reforma modelar esboçada por Mons. Anselmo em nosso principal templo católico. Entre outros, o plano da reforma abrange o amosaicamento da nave e para cujo serviços já estão encomendados 400 metros quadrados de finos mosaicos. Para colaborar com a Prelatura, na consecução deste magno empreendimento, já foi organizada uma comissão angariadora de auxílio, perante a qual, logo no primeiro dia foram subscritas as seguintes somas: dr. Climério Mendonça, 200$; Sr. Humberto Frazão, 200$ e Sr. Heráclito Frazão, 50$.

As obras projetadas mudarão completamente a feição interior de nossa Catedral, emprestando-lhe outro aspecto mais fascinante e condigno, mais vistoso e atraente aos olhos dos que desejarem observar do quanto é capaz a grande visão dos responsáveis pelos destinos da Igreja, entre nós.

HOSPITAL SÃO JOSÉ
Completamente integrado dentro de uma nova ordem eminentemente cristã, eis que a nossa única instituição hospitalar vai amoldar-se enfim, às exigências modernas e salutares da ciência, graças à propulsora e dinâmica capacidade de trabalho do benquisto Prelado de Santarém. O Hospital vai ter o seu regulamento e a sua direção, estando esta provisoriamente assim constituída: Presidente, Mons. Anselmo Pietrulla; Diretor clínico, Dr. Bianor Teodósio; Diretor Administrativo, Irmã Ancila.
Completo aparelhamento para instalação de laboratório e de um ambulatório infantil já está prestes a chegar, pois ha muitos dias o pedido foi encaminhado às casas especialistas do Sul. Mais tarde virá também um “Raios X” e então ficará o Hospital S. José no mesmo nível dos seus congêneres da capital”.


Nota: Publicado no O Mariano de 25 de fevereiro de 1942.

Nenhum comentário:

Postar um comentário