domingo, 13 de março de 2016

Natal e a Celebração do Jubileu do Ano Santo de 1875


A festa de Natal foi muito concorrida. Cantaram-se com solenidade Matinas e Laudes, comungando muito povo na primeira missa. O presépio estava ornado com gosto, graças a dedicação do nosso amigo, o sr. Mascarenhas.
A primeira missa foi cantada e acompanhada à grande instrumental. As duas outras foram rezadas, havendo porém acompanhamento de harmonium e cânticos perfeitamente executados. Fazem-se hoje na Igreja de Santarém, com todo o esplendor do culto, as solenidades que prescreve a nossa santa religião.

Com o Colégio Conceição, que reabrirá suas portas no dia 07 do corrente (janeiro de 1876) esperamos ainda mais regularidade nos cânticos e cerimônia do culto; pois foi sempre lá que o nosso distinto vigário preparou os meninos, que o ajudam no canto e nas cerimônias da Igreja.
Consta-nos mesmo que é intenção de s. revma. fazer na Igreja o catecismo aos colegiais, para que os demais meninos possam aproveitar a instrução religiosa.
Fez-se a décima quinta e última procissão do Jubileu no domingo último.
Grande número de fiéis recebeu a Eucaristia na missa, e de tarde numerosíssimo foi o acompanhamento: a igreja ficou apinhada de povo, pregando, ao recolher-se a procissão, o revmo. Arcediago, dr. José Gregório Coelho, vigário da paróquia desta cidade. Muitos foram os frutos produzidos pela indulgência plenária do Jubileu. Com prazer o dizemos: já reina piedade na nossa Igreja”.


NOTA: Publicado no jornal A Constituição de 11 de janeiro de 1876.

Nenhum comentário:

Postar um comentário