sábado, 12 de março de 2016

Uma compositora Santarena do século XIX


 Já no século XIX, a cidade de Santarém respirava musicalidade. Haviam na região (incluindo os municípios de Óbidos, Alenquer e Monte Alegre) diversos professores de música, que ofereciam seus trabalhos no ensino de instrumentos e de cantos, principalmente sacros, para as matrizes paroquiais e também para composição de bandas que animavam os dias festivos.

No final do século, uma senhorita santarena destacava-se nos jornais da capital pelas suas composições. Tratava-se de Anna de Jesus Corrêa, filha do Barão do Tapajós, que possuiu algumas partituras impressas de suas composições, conforme podemos ver em algumas publicações da época:

A Exma. Sra. D. Anna de Jesus Corrêa, filha do Sr. Barão do Tapajós, dignou-se nos oferecer duas composições musicais suas, intituladas passo dobrado Paes de Carvalho e Lauro Sodré, polka para piano, que se acham à venda na casa de instrumentos dos senhores José Mendes Leite & Cia.” (Diário de Notícias, Nº 118, de 1896).

Fomos obsequiados com um exemplar da valsa 2 de julho, em que estão auspiciosamente reveladas as primícias do talento artístico da Exma. Sra. D. Anna de Jesus Corrêa, dileta filha do Exmo. Barão de Tapajós, senador ao Congresso do Estado” (Folha do Norte, Nº 237, de 1896).


Nenhum comentário:

Postar um comentário