quinta-feira, 24 de março de 2016

O Movimento de Educação de Base na Prelazia – 1967


Desde 1964, está o Movimento de Educação de Base – MEB instalado em nossa Prelazia, sob a supervisão da competente professora Francisca do Rosário Carvalho e uma equipe de entusiastas servidores. Já estão em funcionamento 120 escolas de alfabetização para adultos e 35 para crianças. Há poucas semanas promoveu dois cursos de formação de monitores (como são chamados os professores das escolas radiofônicas), nos quais tomaram parte 116 monitores. Alguns desses monitores já são ex-alunos das escolas radiofônicas, o que demonstra a eficiência do sistema utilizado na luta contra o analfabetismo.

É oportuno lembrar que a manutenção das escolas radiofônicas importa em grande responsabilidade financeira para a Prelazia. E do interior chegam, constantemente, pedidos para instalação de novas unidades escolares.
O resultado até agora alcançado é augúrio de completo êxito. Porém, nunca é demais repetir: se os fiéis não apoiarem, com suas orações e ajuda material às obras promovidas pela Igreja, elas não podem desenvolver, pois a Igreja somos nós”.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 25 de março de 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário