domingo, 20 de março de 2016

A Semana Santa em Santarém


A semana santa era um momento para o qual as famílias católicas da Santarém de antigamente se preparavam com afinco e devoção. As atividades da quaresma eram vivenciadas com os costumes de jejuns, abstinência de carne, missas e a oração da via-sacra.


Na sexta feira, antes do Domingo de Ramos, acontecia a “PROCISSÃO DO ENCONTRO”. Pelas cinco horas da tarde saía da Catedral uma procissão acompanhada somente por homens, que levavam consigo a imagem do “Nosso Senhor dos Passos” e que percorria as seguintes ruas: Largo da Matriz, Praça da República (hoje Rodrigues dos Santos), Rua da Alegria, Travessa Sete de Setembro, Rua Benjamim Constant, Rua Floriano Peixoto, Travessa 15 de novembro, Rua Lauro Sodré, Travessa Coronel Francisco Corrêa, Rua do Comércio, Travessa 15 de novembro, Rua Lauro Sodré.

Da mesma igreja saía, em hora convencionada (posterior à saída dos homens), a procissão que conduzia a imagem de Nossa Senhora das Dores, acompanhada pela Confraria do Rosário e pela Pia União das Filhas de Maria que, saindo pela Rua Lauro Sodré, ia até a esquina com a Travessa 15 de agosto, onde se realizava o “ENCONTRO”. Nesse momento, um dos sacerdotes fazia o “Sermão do Encontro”. Terminado o sermão, ambas a procissões seguiam juntas, conduzindo as imagens para a Catedral, seguindo pela rua Lauro Sodré (atual Siqueira Campos). Chegando à Catedral, os presentes rezavam a VIA-SACRA.

Vejamos a seguir o “PROGRAMA DA SEMANA SANTA DO ANO DE 1912”, publicado pela Cúria Prelatícia no seu Jornal Oficial, denominado “Santarém”:

Dia 31 de março – Domingo de Ramos
Às 8 horas da manhã, benção solene de palmas, havendo em seguida procissão em torno da Catedral; logo depois entrará a Santa Missa.
Às 7 horas da noite haverá Via Sacra e Sermão Quaresmal.
Dia 3 de abril – Quarta-feira de Trevas
Às 7 horas da noite exercício da Via Sacra.
Dia 4 de abril – Quinta-Feira Santa
Às 7 horas da manhã, Missa Solene com Comunhão geral dos fiéis; Procissão de exposição do S.S. Sacramento; denudação dos altares.
Durante o dia e a noite, até a hora da Missa dos Presantificados haverá guarda de honra ao S. S. Sacramento.
Às 5 e ½ horas da tarde começará a comovente cerimônia do Lava-pés com Sermão do Mandato.
Dia 5 de abril – Sexta-feira Santa
Às 7 ½ horas da manhã Missa dos Presantificados e Adoração da Cruz.
Às 5 horas da tarde, Sermão da Paixão. Ato continuo, procissão do Senhor Morto, observando mesmo itinerário como na Procissão dos Passos (já descrito acima).
Ao recolher a Procissão haverá Sermão de Lágrimas.
Dia 6 de abril – Sábado de Aleluia
Às 7 horas da manhã, benção do fogo novo, do círio pascal e da pia batismal.
Em seguida cantam-se as Ladainhas e a Missa Solene de Aleluia.
Dia 7 de abril – Domingo de Páscoa
Às 4 horas da manhã haverá Missa Solene da Ressurreição e Procissão do Senhor Ressuscitado.
Às 8 horas da manhã, na Sé, Missa Rezada.
Às 7 horas da noite, Ladainha e Benção do Santíssimo”.

Durante as procissões acima citadas havia o acompanhamento dos “anjinhos”, que deveriam ser pontuais e que NÃO PODIAM ter idade abaixo de QUATRO ANOS. O acompanhamento das procissões em 1912 foi feito pela banda “Perseverança”, composta por seis alemães que vieram para Santarém por intermédio do Bispo Dom Amando e dos frades Franciscanos, além de pessoas católicas da sociedade santarena, com a participação especial do “Coro de Santa Cecília”.

Os “Passinhos”, paradas que aconteciam na Procissão do “ENCONTRO” (e que hoje acontecem na procissão do Senhor Morto), eram em número de SETE e, em cada um deles se refletiam duas estações da Via Sacra. Em 1912, os “Passinhos” estavam assim distribuídos: 1º e 2º - Dona Alípia Picanço Corrêa; 3º e 4º - Dona Francisca Alves; 5º e 6º - Prof. Antonio Baptista Bello de Carvalho; 7º e 8º - Pedro Gentil; 9º e 10º - Mathias Affonso da Silva; 11º e 12º - Joaquim Braga; 13º e 14º - Manoel José de Oliveira Campos.

Eram assim as cerimônias da Semana Santa no passado de Santarém...


NOTA: Publicado no livro “Santarém, história e curiosidades”, volume 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário