sábado, 26 de março de 2016

Declaração e Protesto para ressalvas de direitos – 1927


Na qualidade de senhor e possuidor, por justos títulos e aquisição legal, das propriedades denominadas MAICÁ e SANTA IZABEL, situadas neste Município, compreendendo terras firmes e de várzea, devidamente demarcadas e cercadas em grande parte de arame farpado e madeira, tendo sido vítima constantemente de invasões em os meus domínios e danos nos meus bens, como sejam: derribadas de madeiras, colheita indevida de frutos, incursões absurdas, forçando-se passagens sem o meu consentimento.

Por tudo isto venho protestar contra quem quer que abuse dos meus direitos, em tal sentido; pelo que proíbo terminantemente o exercício de caçadas e disparo de tiros sob esse ou outros pretextos, como não permito pescarias em águas que só me pertencem, nem consentirei, daqui por diante, em passagens pelos meus campos de várzea ou terra firme, sem minha expressa autorização.
E para que ninguém possa alegar ignorância desse meu procedimento, publico a presente pela imprensa local, a fim de que me fique assegurado o direito de exigir a justa reparação dos que ofenderem meus interesses de proprietário.
Santarém, 17 de janeiro de 1927.

Herbert A. Riker”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário