sexta-feira, 11 de março de 2016

O falecimento do Barão de Santarém – 1882


Os jornais do Pará, que ontem recebemos pelo “Bahia”, trouxeram-nos a dolorosa notícia do passamento do ilustre cidadão, o Exmo. Sr. Barão de Santarém, prestimoso chefe do partido conservador no Baixo Amazonas.
De um caráter vasado no molde o mais puro, e de virtudes cívicas, as mais preciosas, o Sr. Barão de Santarém era cercado da maior consideração, e dispunha da imensa estima de seus concidadãos.

Como político, foi o Barão de Santarém um exemplo da máxima dedicação e abnegação. Ainda está na memória de todos o seu ato louvável de desinteresse, fazendo convergir todas as forças do partido conservador para a vitória do competidor de seu digno genro, o Sr. Dr. Gomes do Amaral, depois de prejudicado, em 1º escrutínio; e isto quando aqui, e em outros pontos do império a ambição sôfrega, a deslealdade e o despeito pessoal faziam enfraquecer as fileiras conservadoras, e davam o triunfo ao adversário poderoso!
O Barão de Santarém ocupou diversos cargos públicos e de eleição popular. Foi muitas vezes vice-presidente de sua província, e comandante superior da guarda nacional em Santarém.
Profundamente lamentamos o rude golpe, que acaba de ferir a pátria, roubando um dos seus mais leais servidores.
Associando-nos de coração à dor, que neste momento amargura a todo o partido conservador do Pará, e a mágoa intensa dos nossos ilustres amigos, Drs. Antônio Joaquim Gomes do Amaral e Affonso Octaviano Pinto Guimarães, genro e filho do ilustre finado, aqui deixamos bem expresso o nosso voto de fundo pesar por tão infausto acontecimento.
Repouse a alma do benemérito cidadão na mansão dos justos!


NOTA: Publicado no jornal A Constituição, Nº 723 de 1882.

Nenhum comentário:

Postar um comentário