domingo, 27 de março de 2016

Sobre a fundação do Bairro de Nossa Senhora das Graças – 1947


Dia 01 do corrente, às 19,30 horas, 3 congregados munidos de uma lâmpada “petromax”, livros de catecismo e de cânticos, e uma boa dose de “boa vontade”, subiam, estrada acima, rumo ao bairro Nossa Senhora das Graças, a fim de darem início às aulas de doutrina cristã aos moradores dessa longínqua zona. Dessa data por diante, todas as segundas feiras, deveriam para lá se dirigir, a fim de dar cumprimento à missão que lhe fora confiada. A primeira aula foi assistida por cerca de 50 pessoas, número esse que foi aumentando gradualmente.

Dia 24, véspera de Natal, foi inaugurado um barracão, medindo 7 metros de frente por 18 ditos de fundo, mandado construir pela Congregação, para que as aulas, que vinham sendo ministradas ao ar livre, nele tivessem lugar. No ato da inauguração desse barracão (chamado pelos moradores do bairro a sua Capela) estavam presentes aproximadamente 180 pessoas. Foi entoada a Ladainha de Nossa Senhora e outros cânticos próprios do Natal, pelo Côro da Congregação, acompanhados por harmônio, instrumento esse que para lá conseguiram transportar.
Queremos tornar público o nosso agradecimento ao congregado Osman Bentes de Souza, que ofertou toda a madeira necessária à construção do Barracão”.

NOTA: Publicado no O Mariano de 31 de dezembro de 1947

Os três jovens citados no texto eram: Antônio Augusto Costa, Carlos de Castro Gonçalves (depois se tornou frade franciscano) e Wilde Dias da Fonseca (Dororó).

Nenhum comentário:

Postar um comentário