quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A iluminação da Aldeia, em Santarém – 1920


É triste e desolador o abandono do bairro da Aldeia pela administração municipal. Foi ali onde nasceu a célebre Liga Feminina Rodrigues dos Santos, de saudosa memória e que teve a sua pá de terra lançada pelo proposital desprezo a que foi condenada pelo patrono.

O bairro da Aldeia há muito que não tem iluminação e isto acontece porque o intendente, com a mania usuária de juntar dinheiro para exibir pomposamente saldos no fim do ano, não fez, e declara que não pretende fazer nenhum melhoramento na Aldeia, exceção do excelente melhoramento feito no Curro, anunciado no número engalanado d’”A Cidade” quando noticiou o aniversário do sr. R. Santos.
O único melhoramento que o Curro recebeu foi a substituição da cobertura, que era de telhas, e que agora é de palhas.
O Intendente não pode dizer que não ilumina a Aldeia por falta de dinheiro porque mandou declarar pelo seu jornal que o saldo em Dezembro era superior a vinte contos de réis. Se não é por falta de dinheiro certamente é pela nenhuma importância que liga aos moradores dali.
Uma pessoa de sua intimidade nos assegurou que o intendente dissera que a Aldeia não merecia iluminação. Entretanto foi dali que nasceu a infeliz ideia de elege-lo para o cargo que ocupa e no qual infelicita esta terra”.


NOTA: Texto original publicado no jornal Tapajós de 18 de fevereiro de 1920, que fazia oposição ao intendente da época, dr. Manoel Waldomiro Rodrigues dos Santos. Acervo do ICBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário