segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Instituto Imaculada Conceição de Monte Alegre – 1952


Em 15 de abril de 1920, chegavam a esta cidade de Monte Alegre, as primeiras irmãs da congregação das Missionárias da Imaculada Conceição, e já em 1º de maio do mesmo ano, davam início as suas atividades, inaugurando o Colégio Imaculada Conceição. O primeiro setor de trabalho foi o ensino primário tão deficiente naquela época. A juventude de então sentiu os influxos de uma educação sadia e cristã.

E até os dias presentes, os jovens monte alegrenses tem encontrado na dedicação das Irmãs do ex-colégio, hoje Instituto Imaculada Conceição, as mestras sempre solícitas, abnegadas e incansáveis na árdua tarefa de orientá-los na prática do bem, dentro da coletividade, ministrando-lhes os ensinamentos básicos das luzes do saber e dos preceitos doutrinários da Santa Igreja Católica.
O Instituto Imaculada Conceição instituiu, desde a sua fundação, o ensino gratuito para os escolares pobres, e os do sexo feminino que contavam com recursos financeiros, eram aceitos sob o regime de Internato, mediante módica remuneração mensal.
Em 1941, o Colégio citado passou a ser denominado Instituto Imaculada Conceição, estendendo as suas atividades para Internato e Externato e criou, gratuitamente, a Escola Auxiliar Mista. No ano de 1944, o Instituto foi oficialmente equiparado aos seus congêneres do país.
Sob a iniciativa da abnegada Irmã Praxedes, falecida nesta cidade e de saudosa memória, foi iniciada a construção de um novo edifício do Instituto, de dois pavimentos, destinados exclusivamente ao funcionamento das aulas, cujas obras foram concluídas em 1947.
Atualmente o Instituto Imaculada Conceição mantém os cursos: Infantil, Complementar e Primário.
Internato: Cr$ 350,00 mensais”.


NOTA: Publicado originalmente no jornal “O Mariano” Nº 212, de janeiro de 1952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário