sábado, 16 de janeiro de 2016

Visita de Nossa Senhora de Fátima ao Baixo Amazonas – 1953


Entre os dias 16 e 23 de setembro último, a imagem de Nossa Senhora de Fátima percorreu sete paróquias da vasta Prelazia de Santarém, tendo-a acompanhado em toda a viagem o Exmo. Sr. Bispo-Prelado Dom Frei Floriano Loewenau, e cinco franciscanos dos comissariados de Santarém e Belterra. Toda a peregrinação da Virgem de Fátima foi bem a realização do lema: “Por Maria a Jesus”, pois o número das comunhões excedeu de muito as expectativas. Noite por noite as confissões estendiam-se até as 24 horas, seguindo-se, logo após, as santas Missas com a comunhão geral e a despedida, visto que as distâncias de uma para outra paróquia eram enormes, havendo como único meio de condução as lanchas a motor.

Cada freguesia queria primar pela melhor recepção à Virgem de Fátima, cabendo a palma talvez à pequena vila de Oriximiná, devido ao esmero com que ricos e pobres contribuíram para a grandiosa festa mariana.
Em Alenquer deu-se um fato, que chamou a atenção de todos:
Nesta cidade, ultimamente muito visada pelos comunistas e protestantes, houve quem falasse publicamente contra a devoção mariana, vendo, porém, dias depois, a própria casa incendiada. Por esse motivo, o povo da região realizou uma procissão de desagravo à Virgem de Fátima, oito dias depois da saída da Imagem Peregrina. Assim deu Nossa Senhora de Fátima uma lição prática e palpável a bons e maus”.


NOTA: Publicada no jornal A Tarde, de 06 de novembro de 1953.

Nenhum comentário:

Postar um comentário