quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Nomeações das comarcas de Alenquer e Santarém – 1891

No vapor Mauá partiu no dia 4 do corrente para a Capital, onde vai exercer o cargo de Juiz de Direito a que foi recentemente nomeado, o ilustre dr. Affonso B. da Cunha Moreira que aqui mui dignamente se achava exercendo idêntico cargo.

Magistrado honesto e criterioso, durante o exercício do cargo que ocupou nesta comarca (de Alenquer), impôs-se ao respeito e simpatia de todos que tiveram a felicidade de o conhecer. Felicitando-o pela honrosa e elevada missão de que, muito merecidamente o Governo acaba de investi-lo, para exercer na Capital o apostolado da justiça de que é tão fiel exactor (sic), sentimentamos ao mesmo tempo a sua retirada que para nós é saudosa, não só pelo reto desempenho das funções de Juiz, como pelo exemplo edificante de pai de família, como pela convivência agradável do cidadão jovial em que a sociedade alenquerense encontrava a mais firme garantia e cordial amizade. Fazemos votos, pois, de que seja o ilustre Doutor venturoso, no seu novo encargo, e que bonançosos ventos o conduzam ao desejado destino, com a recordação constante desta comarca que teve a dita de gozar da sua jurisdição.
Pelas últimas notícias, aqui chegadas pelos jornais da Capital, sabe-se que foi nomeado Juiz de Direito desta Comarca o Dr. Antônio Clementino Acioly Lins que ocupava o mesmo cargo em Ponta de Pedras. Também informam os mesmos jornais que fora nomeado, para Juiz de Direito de Santarém, o nosso particular amigo, Doutor Turiano Lins Meira de Vasconcellos, que ali exercia a nobre profissão de advogado e a quem felicitamos por tão honrosa e acertada nomeação”.


NOTA: Publicada originalmente no jornal Alenquerense de 05 de julho de 1891.

2 comentários:

  1. Parabens pela pesquisa.
    O Dr. Antonio Clementino Acioly Lins, foi meu tataravo o quanto me orgulha saber de sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos sempre contribuir, compartilhando nossa história e memória dos nossos antepassados...

      Excluir