domingo, 10 de janeiro de 2016

Uma medida centenária das panificadoras de Santarém

 Há exatos 100 anos atrás, em 1916, as panificadoras santarenas tomaram uma iniciativa que mudou o antigo costume existente na cidade, onde os fregueses podiam trocar os pães do dia anterior por pães novos. Eis o que diz a respeito a nota publicada no jornal “O Comércio” de 16 de dezembro daquele ano:


MEDIDA DE HYGIENE
As padarias desta cidade resolveram, entre outras medidas de interesse econômico, não receber de suas freguesias os pães do dia anterior. Essa medida adotada visa principalmente evitar as sobras de pães, sobremodo prejudiciais às padarias numa quadra em que o preço da farinha de trigo está por um preço extraordinário. Para não serem obrigados a diminuir o peso e tamanho do pão, já de si muito reduzido, os padeiros tem necessidade de fabricar somente o necessário para o consumo da cidade.
Além de se justificar esta medida pelo lado econômico, representa uma providência de grande alcance higiênico. Não há quem ignore que a troca do pão pode acarretar para os consumidores sérios perigos. O pão restituído das casas onde existem moléstias contagiosas poderá ser um propagador de males graves e incuráveis.
Essa providência foi bem aceita por todos e vem ao encontro dos desejos da higiene municipal”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário