sábado, 30 de janeiro de 2016

“Agitações comunistas em Santarém” – 1951

O vereador comunista José Maria Gentil, eleito pela C.D.P., promotor das desordens
Pede garantias o prefeito Santino Sirotheau Corrêa


Procurando empanar o brilho das solenidades comemorativas ao aniversário natalício do senador Magalhães Barata nesta cidade, o vereador comunista José Maria Gentil, auxiliados por elementos da “Coligação”, programava para o mesmo dia um comício na Praça da Matriz. Conforme esperávamos, seguindo a tática comunista os oradores que se fizeram ouvir neste comício provocador, atacaram com palavras de baixo calão a pessoa do General Magalhães Barata e mais o deputado Ismael Araújo e o Prefeito Santino Sirotheau Corrêa, concitando o povo a marchar sobre a Prefeitura, a fim de depor o Prefeito, executando desse modo o jogo comunista de subversão da ordem pública. O Prefeito Santino Sirotheau Corrêa, telegrafou aos srs. Presidente da República, Governador do Estado e Ministro da Justiça, relatando os fatos e pedindo garantias a fim de desempenhar normalmente seu mandato. Foram ainda expedidas mensagens às bancadas pessedistas na Câmara e no Senado, denunciando os fatos.
Apesar dessas tentativas de perturbação da ordem pública por elementos interessados, decorreram com brilhantismo invulgar os festejos comemorativos ao aniversário do eminente chefe do PSD. Por ocasião da sessão solene no Diretório, a sede esteve literalmente tomada pelos correligionários do eminente homem público, cujo nome era constantemente ovacionado”.

NOTA: Publicado originalmente no O Liberal de 04 de junho de 1951. Os eventos descritos ocorreram em 02 de junho do mesmo ano.

Um comentário:

  1. Kkk Quando o povo é representado vcs tem medo.
    Pois querem o povo pobre para vcs poderem viver da desgraça e dinheiro do povo

    ResponderExcluir