domingo, 10 de janeiro de 2016

A última reunião do Centro Cívico do CDA – 1943


Noutro dia após o encerramento das aulas do Ginásio, a Diretoria do Centro Cívico convocou os seus consócios para uma reunião do ano, que se realizou nesse mesmo dia, 9, à tarde, comparecendo um bom numero de sócios. Aberta a sessão pelo Sr. presidente Ubaldo O. de Matos, foi dada a palavra ao ginasiano João B. Miléo Filho, que fez um ligeiro, mas belo discurso de despedida aproveitando também a ocasião para fazer a leitura do movimento financeiro da Tesouraria do Centro, da qual é tesoureiro. 

Então, João Miléo Filho pediu ao Sr. Presidente por à aprovação da diretoria e dos presentes o relatório financeiro apresentado, que foi unanimemente aprovado. Mais outros ginasianos falaram, e como o primeiro orador foram grandemente aplaudidos. Ninguém mais se manifestando, o Sr. presidente agradeceu a boa acolhida que sempre  dispensaram às suas ordens  e em nome do professor Orlando Ladislau, diretor do Centro, ausente nessa reunião por motivos superior, apresentou sinceros agradecimentos a Diretoria do Ginásio pelo grande e salutar apoio que desde o inicio do ano letivo veio dando ao Centro. Muitas palmas merecidas ecoaram no salão de sessão do Centro ao terminar a sua distinta oração o Sr. presidente. Imediatamente encerrou a sessão cujo fim principal era o de encerrar as atividades culturais do centro. Mas, para dar a sessão um encerramento mais brilhante e digno o Sr. presidente pediu a todos entoassem o belíssimo hino oficial do Centro, que é uma preciosa composição poética sobre a mocidade de Santarém escrita em 1915 pelo nosso imortal e mavioso conterrâneo, há um ano falecido, professor Felisbelo Jaguar Sussuarana, agora aproveitada pela mocidade do “Dom Amando”, e musicada magistralmente pelo nosso distinto e já consagrado compositor, Wilson Dias da Fonseca”.

NOTA: Publicado originalmente no “O Mariano” Nº 102, de dezembro de 1943.


Um comentário:

  1. Realmente, é muito bonito o Hino do "Centro Cívico Jackson de Figueiredo" (letra de Felisbelo Sussuarana e música de Wilson Fonseca), do então Ginásio (hoje, Colégio) "Dom Amando", de Santarém-PA.

    ResponderExcluir