terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Atas da Câmara Municipal de Santarém – Sessões da 3ª Reunião – 1855

Sessão Extraordinária em 11 de setembro de 1855 – Presidência do Sr. Rodrigues dos Santos.

Presentes os Srs. Rodrigues dos Santos, Gomes Pereira, Argemiro Soares, Garcia e Campos; abriu-se a sessão.
O sr. presidente ponderou a conveniência de se marcar o lugar que devia ficar suprindo o cemitério de N. S. dos Mártires aonde se tem proibido os enterramentos de cadáveres por espaço de um ano, que se deve fazer público por editais esta providência; comunicando-se igualmente por ofício às competentes autoridades eclesiástica, e policial, e bem assim que de tudo se dê restrita conta ao exmo. Governo da Província.

A Câmara tomando na devida consideração resolveu unicamente, que de hora em diante, só se poderiam enterrar cadáveres no novo cemitério estabelecido no lugar denominado “Laguinho”, além do Curro Público, a sotavento do povoado, que aí se levante uma cerca de cento e cinquenta palmos quadrados; que para esse fim se mande tirar a madeira precisa, correndo toda a despesa por conta do respectivo cofre, até que o exmo. Governo dê o auxilio pecuniário que se pediu por ofício de 27 do mês p. p.
Foi também unanimemente aprovada a despesa que se fizer com a obra do aterro do recinto do cemitério dos Mártires, cujo serviço principiou ontem.
Deu a leitura dois ofícios do Exm. Sr. vice-presidente. Um de 17 de agosto, em resposta comunicando que dera as providências para que se preencha a vaga de professor do ensino primário desta cidade. Outro de 30 do referido mês recomendando o cumprimento da ordem que manda nulificar a medida que proíbe a saída do gênero – farinha – para fora do município, que foi convenientemente respondido e se comunicou à autoridade policial, haver sanado a referida proibição.
Não havendo mais a tratar, o sr. presidente feixou (sic) a sessão. Para constar, lavrei a presente ata que todos assinarão. E eu, João de Deus de Leão, secretário da câmara municipal que a escrevi.

Joaquim Rodrigues dos Santos, presidente. João Gomes Pereira, João Victor Gonçalves Campos, Bernardino de Sena Argemiro Soares, Antonio de Mello Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário