sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Oriximiná na posse de si mesmo

Por Enéas Cavalcanti

Marchando à vanguarda dos grandes municípios brasileiros, – Oriximiná, cognominada PRINCESA DO TROMBETAS, pertencente à grande família da Unidade Paraense, está vivendo os seus dias – felizes, inteiramente integrada na – posse de si mesmo.
No domingo passado, 29 de fevereiro, assistimos ao espetáculo cívico da Instalação da Câmara de Vereadores, que logo a seguir empossou o Senhor Guilherme Imbiriba Guerreiro, nas altas funções de Prefeito Municipal, cujos atos se revestiram de todo o protocolo e brilhantismo, e hoje, 7 de março, Frei Protazio, nosso primeiro Vigário, celebrou a sua primeira missa paroquial, com a Igreja à cunha.

Foi outro espetáculo verdadeiramente deslumbrante, no qual S. Revma. leu, do púlpito, a Carta Pastoral de S. Exa. Revma. Dom Anselmo Pietrulla, Bispo Prelado de Santarém, príncipe da Igreja Católica do Baixo Amazonas. Por essa Carta, toda repassada de amor e carinho, recebemos de joelhos a primeira Benção Episcopal do nosso querido Bispo.
Foram dois atos distintos que se completaram, unificando e solidificando a comunhão oriximinaense.
O poder temporal e o poder espiritual empossados em suas altas funções, unindo as vistas e as mãos nesta terra que desconhece o que seja “respeito humano” quando tem de adorar o seu Deus.
O novo Prefeito é católico praticante, portador da fita azul, e descende de duas famílias essencialmente católicas. ORIXIMINÁ, que já fez a sua profissão de fé, vai agora iniciar uma grande jornada na estrada do progresso material e espiritual.
Nossos lares vão entronizar a CRISTO-REI e todas as repartições também o farão.
É uma homenagem justa e devida ao nosso Salvador.
E porque a massa pensante deste município faz parte daqueles bem-aventurados que não viram e creram, vai dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
E o fará com efusão da alma”.


NOTA: Artigo escrito no dia 07 de março de 1948 e originalmente publicado no “O Mariano” Nº 154 de abril de 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário