quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Atas da Câmara Municipal de Santarém – Sessão extraordinária de 1855

Presidência do Sr. Rodrigues dos Santos, em 22 de setembro de 1855.

Presentes os senhores: Santos, Gomes Pereira, Pereira de Miranda, Argemiro Soares e Miranda, abriu-se a sessão.
O sr. presidente deu à leitura quatro ofícios do exmo. Sr. vice presidente da província, sendo um de 12 do corrente em resposta ao desta câmara, aprovando a providência do aterramento do solo do cemitério de N. S. dos Mártires, acusando a remessa de quinhentos mil réis para despesa dessa obra e a vinda do médico, o dr. José Ferreira Cantão, para de acordo com a câmara, examinar se a localidade do referido cemitério pode ou não influir na salubridade pública desta cidade.

Um de 13 do corrente, comunicando ter elevado a dois mil réis diários a gratificação do feitor da obra da casa da câmara e cadeia. Um de 14 do mesmo mês, remetendo duas lâminas de pus vacínico (sic) para terem a devida aplicação. E um de 17 do sobredito mês, resolvendo a consulta feita em ofício de 8 do passado, relativa à multa que em correção, foi imposto à corporação, pelo respectivo fiscal. Foram respondidos convenientemente e se deliberou que a comissão externa acompanhasse o referido doutor no dia 24 do corrente para o fim acima citado, respondendo-se o ofício em que ele comunicava a sua chegada a esta cidade e o fim a que vinha. Que se fizesse público, por editais, a chegada da vacina convidando-se a quem se quiser utilizar dela, anunciando-se o lugar e os dias em que se deverá ser aplicada pelo cirurgião Bernardino de Sena Argemiro Soares, que foi encarregado deste serviço. Respondeu-se ao ofício do inspetor de fazenda, que acompanhou a quantia de quinhentos mil réis remetida por ordem do exmo. Governo como acima se menciona.
Despachou-se uma petição concedendo-se demissão de capelão do cemitério ao padre João Antonio Fernandes, mandando-se ajustar suas contas.
Não havendo mais a tratar o senhor presidente feixou (sic) a sessão. Para constar lavrei a presente ata que todos assinarão. Eu, João de Deus de Leão, secretário da câmara que a escrevi.
Joaquim Rodrigues dos Santos, presidente. José Ignácio Pereira de Miranda, Bernardino de Sena Argemiro Soares, João Severiano de Miranda, João Gomes Pereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário