segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sobre o Colégio São Francisco – 1948

A maior parte da geração atual dos Marianos guarda as mais gratas recordações ao “Colégio São Francisco”, centro das atividades apostólicas do nosso saudoso Frei Ambrósio. Muitos Marianos tiveram neste Colégio sua formação e ouviram os santos conselhos do grande educador franciscano.
O que aconteceu com o “Colégio”?

É verdade que, depois da morte prematura de Frei Ambrósio, ainda ensinaram uns padres as primeiras letras, porém a grande falta de sacerdotes obrigou-nos a escolher umas professoras competentes para ensinar aos meninos.
Nunca, porém, se perdeu o contato entre os padres e os meninos: as aulas de catecismo estão sendo pontualmente administradas e os padres continuam vigiando o comportamento dos alunos. Desta forma, ainda hoje, mais de 150 crianças frequentam nossa Escola, de forma que foi mister colocar mais uma professora, lecionando agora três competentes educadoras no “Colégio S. Francisco”.
De boa vontade aceitamos ainda mais alunos, principalmente os pobres, porque o ensino é absolutamente gratuito. Um novo pequeno campo de futebol da aos alunos ocasião de brincar nas pausas e pelas tardes, pois após de tantas horas de estudo, é necessário que as crianças ponham em movimento os pés entorpecidos: Este campo é uma vantagem que nenhuma escola de Santarém pode oferecer aos alunos, a não ser o “Ginásio Dom Amando”.
Portanto: o “Colégio S. Francisco” ainda existe e continua a cumprir sua missão entre a mocidade santarena”.


NOTA: Texto publicado originalmente no “O Mariano” Nº 154, de abril de 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário