segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O início da Igreja Batista em Santarém – 1899

Abaixo transcrevemos uma carta, assinada pelo missionário E. A. Nelson e dirigida ao pastor Revdo. Salomão Luiz Ginsburg, redator do jornal “Boas Novas”. A carta, publicada no referido jornal em 28 de fevereiro de 1899, e reproduzida no Apologista Cristão (de onde retiramos o texto) fala das primeiras atividades Batistas em Santarém. Eis o texto:

Meu caro Salomão:
Estive 400 milhas acima da foz do Amazonas. Abri um salão de pregação na cidade de Santarém, onde vendi, em um mês, 261 exemplares da Bíblia, 98 Novos Testamentos e 185 Evangelhos. Lá deixei minha família, para voltar aqui no dia 9, encontrando a Igreja em estado próspero.
Há três dias batizei cinco novos irmãos e ainda tem mais a seguir. Volto a Santarém depois de amanhã e de lá seguirei até Manaus, donde tenciono voltar em março, se Deus permitir. Quero ver se depois posso ir aos Estados Unidos, visto que não podemos demorar-nos mais aqui. A nossa saúde está muito alterada. Deixo isto, porém, à vontade de Deus.
Queremos ver se podemos continuar a pregação em Santarém, e também organizar o trabalho em Manaus, para quando V. poder vir aqui, achar tudo pronto para lhe receber. Faça todo esforço de vir até fins de março.
Deus o guarde e o abençoe.
Seu pela Amazônia.
E. A. Nelson

Belém, 18-01-1899”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário