terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O “Dia do Município” em Santarém – 1939


Os festejos do “Dia do Município”, efetuados a 1º de janeiro corrente, tiveram desusada concorrência, numa prova evidente do amor convicto do povo santarenense.
A Missa Campal celebrada à Praça Monsenhor José Gregório, pelo Revdo. Frei Pio, foi assistida por incomputável multidão, tendo feito o sermão o Revdo. Bispo Prelado Dom Amando Bahlmann.

Às 3 horas da tarde, presentes as autoridades federais, estaduais, municipais e eclesiásticas e avultada assistência, o Dr. Climério Machado de Mendonça, Juiz de Direito da Comarca, declarou aberta a sessão de instalação do novo quadro territorial do Estado, tendo o “Jazz Euterpe” executado o Hino Nacional Brasileiro, ouvido por toda a assistência, de pé. A seguir, leu S. Exa. o termo de instalação, de acordo com o modelo aprovado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, dando a palavra ao Dr. Guttemberg Fernandes, Promotor Público da Comarca, orador especialmente convidado.
O inteligente moço abordou com rara felicidade o tema do amor pátrio, rebuscando na história universal nas figuras de Dom Pedro II, imperador do Brasil; Cipião Africano, o vencedor de Aníbal, e William Pitt, o célebre ministro inglês, dissertando magnificamente sobre o assunto, e finalizou sua belíssima peça oratória, a melhor que já ouvimos de S. Exa. até o presente, com uma exortação de fé nos destinos do Brasil. Vivamente aplaudido e cumprimentado foi o Dr. Guttemberg pela sua criação.
O Secretário ad-hoc, bacharel Silvério Sirotheau Corrêa, leu a ata da sessão de instalação do novo quadro territorial do Estado, a vigorar no quinquênio de 1939-1943, que foi assinada por todos os presentes.
A seguir foram servidos bebidas e doces, tendo o “Euterpe Jazz” executado primorosos números musicais, fazendo-se danças até às 7 horas da noite”.

NOTA: Publicado originalmente no jornal O Momento, de 7 de janeiro de 1939 (Acervo ICBS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário