domingo, 24 de janeiro de 2016

Sobre o transporte coletivo em Santarém - 1948


Desde muito tempo Santarém se faz sentir da falta de meios de transporte para locomoção rápida de seus habitantes, máxime daqueles que, residindo nos bairros da Aldeia e Prainha, pontos extremos e longínquos do centro urbano cerca de dois quilômetros, empregam suas atividades no comércio, repartições públicas, etc., ou mesmo daqueles que, embora morando no perímetro central de nossa URBS, tem premência de tempo para tratar de variados misteres nos diversos pontos da cidade, falta essa que se acentua de dia para dia, observada pelo crescente desenvolvimento de Santarém, no seu caminhar imperturbável para o brilhante futuro que lhe reserva a sua privilegiada situação geográfica no vale amazônico.

Agora, porém, vai ter solução esse problema, graças à louvável iniciativa do capitalista Raimundo de Andrade Figueira, tendo sido por todos recebida com satisfação a notícia de que, dentro em breves dias, chegarão a Santarém dois ônibus, novos, para exploração do serviço de transporte em nossa cidade, mandados vir de Belém por aquele industrial santareno.
Podemos informar aos nossos leitores a veracidade da notícia e até de já ter sido dada pela Câmara Municipal a necessária autorização ao Chefe da Comuna, para dar em concessão ao senhor Raimundo Figueira, o direito de exploração daquele empreendimento, mediante a fixação de itinerário, preço de passagens, horário e número de viaturas, estas de acordo com as necessidades da população e exigido pelo Prefeito, na base da proposta feita pelo concessionário, ficando a Municipalidade – é óbvio – de consertar as ruas pelas quais irão trafegar os ônibus da nossa primeira viação.
Segundo nos foi informado, será obrigatoriamente mantida uma linha circular, com dois ônibus correndo em sentido contrário.
Inserindo a boa nova em nossas colunas, parabenizamos o sr. Raimundo Figueira pela louvável iniciativa e nos congratulamos com o povo santareno, pelo empreendimento”.


NOTA: Publicado originalmente no jornal O Tapajônio de 17 de novembro de 1948. Acervo ICBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário