quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Atas da Câmara Municipal de Santarém – 3ª Sessão da 3ª Reunião – 1855

3ª Sessão, em 4 de agosto de 1855 – Presidência do Sr. Rodrigues dos Santos.

Aberta a sessão às 9h da manhã, acharam-se presentes os srs. Rodrigues dos Santos, presidente, Gomes Pereira, Argemiro Soares, Alves de Souza, e suplentes Garcia e Revmo. Padre Auzier; faltando com justificados motivos os srs. Pinto Guimarães, Pereira de Miranda, Augusto e Silva, Paz, Maximiano de Souza, e Miranda.
Lida a ata da antecedente foi aprovada.

O sr. presidente deu a leitura os ofícios do Exmo. sr. vice-presidente da província, sendo um de 26 de junho próximo passado, acobertando um exemplar de cada um dos decretos números 727 a 807, parte primeira; de números 1.309 a 1.514, parte segunda; e seu competente Índice; e bem assim o caderno das decisões do governo de 1 a 10, pertencentes à coleção das Leis do Império do Brasil. Um de 31 de julho último, do Exmo. Sr. Coronel Miguel Antonio Pinto Guimarães, comunicando ter naquela data tomado posse da administração desta província, na qualidade de 3º vice-presidente, e ordenando se fizesse público neste município. Depois de lidos foram respondidos convenientemente; e se fez publicar por edital a posse tomada.
O Sr. presidente deu mais a leitura um ofício de Antonio José Rabello Guimarães, da capital, datado de 31 de julho próximo passado, acusando a remessa de uma porção de orações impressas que oferecia grátis a esta câmara para serem distribuídas pelo povo desta cidade. Depois de lido, a câmara resolveu que fossem as ditas orações entregues ao Sr. vereador Reverendo Padre Raimundo José Auzier, para encarregar-se de as distribuir na Igreja, e que se respondesse o mesmo ofício, agradecendo-se a oferta.
O Sr. presidente propôs à câmara, que em consequência da falta dos srs. Antonio Gentil Augusto e Silva e João Maximiano de Souza, membros da comissão interna, fazia-se necessária a nomeação de dois Srs. Vereadores para servirem interinamente o dito lugar. Passando-se a votação, obtiveram a maioria os Srs. Gomes Pereira e Padre Auzier.
A comissão externa apresentou o relatório do ocorrido nos três meses anteriores às presentes sessões. O mesmo fez o fiscal desta cidade; os quais depois de lidos, ficaram sobre a mesa para segunda discursão.
O Sr. presidente pôs à consideração da câmara a precisão que havia de oficiar-se ao Exmo. Sr. vice-presidente da província, e ao respectivo diretor da instrução pública, pedindo-se a nomeação de pessoa habilitada para reger a cadeira de ensino primário desta cidade, visto achar-se vaga pelo falecimento do professor Domingos José Rebello, o que se fez.
Dada a hora o sr. presidente fechou a sessão. E, para constar lavrei a presente ata que todos assinarão. Eu, João de Deus de Leão, secretário da câmara municipal, que a escrevi.

Joaquim Rodrigues dos Santos, presidente, Raimundo José Auzier, Antonio de Mello Garcia, João Gomes Pereira, Joaquim Alves de Souza, Bernardino de Sena Argemiro Soares”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário