domingo, 20 de dezembro de 2015

O Centro Cívico Jackson de Figueiredo

Em 1943 foi fundado, em Santarém, o “Ginásio Dom Amando”, por iniciativa de Monsenhor Anselmo Pietrulla, prelado de Santarém. O Ginásio estava, a princípio, sob a direção dos padres franciscanos, posteriormente vieram os Irmãos de Santa Cruz para cuidar especificamente do Ginásio. A vida estudantil dos primeiros anos do Ginásio era movimentada não somente pelos estudos, assim também como diversos outros trabalhos e eventos, graças à atuação do movimentado Centro Cívico “Jackson de Figueiredo”, cuja notícia de fundação transcrevemos abaixo, sendo publicada originalmente no O Mariano Nº 94:


Inaugurar-se-á amanhã o Centro Cívico “Jackson de Figueiredo”
Conforme fomos informados, o Ginásio “Dom Amando” inaugurará amanhã, à tarde, o seu Centro Cívico, cujo patrono será o escritor Jackson de Figueiredo, perecido afogado na Pedra da Joatinga, barra da Tijuca, em 4 de novembro de 1928.
O Centro Cívico, a fundar-se houve por bem ter por patrono esse imortal patrício, natural de Aracajú, pois, não foi ele somente um grande intelectual, mas também foi um abnegado “servidor da Igreja”, como lhe chamou o já falecido Cardeal Leme.

O Centro Cívico “Jackson de Figueiredo” será, portanto, um colaborador da Juventude Brasileira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário