sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Carta régia sobre um missionário de Gurupatuba

Abaixo transcrevemos uma Carta Régia mandando que volte ao Reino (Portugal) o Missionário de Gurupatuba (Monte Alegre), Frei Pedro de Redondo, por ter se negado a fornecer indígenas para a campanha militar promovida pela Fortaleza do Tapajós (Santarém) em socorro da Casa Forte do Rio Negro (Manaus). Deixamos no texto a grafia original da Carta (Aldea Serupataba) escrita pelo Rei ao Governador do Grão-Pará e Maranhão no ano de 1710.


Chistovão da Costa Freire, Amigo. Eu, El- Rei vos envio muito saudar; havendo visto a conta que me destes da inobediência com que se houve o Padre Frey Pedro de Redondo, Religioso da Província da Piedade e Missionário da Aldea de Serupataba (sic) com o Sargento Joaquim Pereira, indo-lhe pedir alguns índios por ordem do cabo da Fortaleza dos Tapajós para socorrer o Alferes da casa Forte do Rio Negro, na ocasião em que receou alguma invasão dos Castelhanos de Quito não só negando-lhe os ditos índios, mas descompondo ao Sargento de palavras. Me pareceu dizer-vos que ao seu Prelado tenho ordenado mande recolher a este Religioso logo desse Estado para este Reino na primeira embarcação que se oferecer e que tanto que chegar a esta côrte o mande  incontinente para o Convento mais retirado e distante que tiver na sua província, para que veja que este castigo se lhe dá pela culpa em que incorreu e ao mesmo Prelado mando insinuar advirta aos seus súditos, que sendo necessários alguns índios para o meu serviço, assim em ocasião semelhante, como em outra que se possa oferecer os dêm infalivelmente poque do contrário receberei um grande desprazer. De que vos aviso para terdes entendido a resolução que fui servido tomar neste particular, e vos ordeno me deis conta se com efeito manda o dito Prelado vir par o Reino o dito Religioso cúmplice na negação de dar os ditos Índios. Escrita em Lisboa, a sete de Julho de mil setecentos e dez.

“Rey””.

Nenhum comentário:

Postar um comentário